Artigos

Química de Águas

21 Dezembro 2020

1. Como posso avaliar a dureza da minha água?

As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:

  • Águas macias 0-75 mg/l (CaCO3);
  • Águas moderadamente duras 75-150 mg/l (CaCO3);
  • Águas duras 150-300 mg/l (CaCO3);
  • Águas muito duras > 300 mg/l (CaCO3).

A dureza da água é provocada pela existência de catiões metálicos, dos quais os que contribuem em maior escala são os iões cálcio e magnésio.

  • Consideram-se águas duras, de uma forma geral, as águas que necessitam de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que formam incrustações em caldeiras e outros materiais quando a água é aquecida.
  • A dureza da água, quando é elevada, conduz à formação de depósitos incómodos e preocupantes. Uma água macia pode provocar corrosões, pois não se formam os depósitos carbonatados protectores nas canalizações.
  • Sob o ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. Apesar de existirem alguns estudos epidemiológicos que parecem demonstrar que poderá existir uma relação inversa entre a dureza da água e as doenças cardiovasculares, associado a outros factores sociais e climatéricos, o, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não foi ainda completamente provado.

2. Porque é que por vezes a água da torneira está branca?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água, sendo originada, principalmente, por manobras na Rede de Distribuição. Esta situação é pontual e passageira, mas importa salientar que a água está própria para consumo.

Aconselhamos a deixar repousar a água por alguns minutos.

3. Que volume da água é necessário para uma análise físico-química para consumo humano?

Deverá recolher cerca de 500ml de água. Consulte o procedimento de amostragem no Menu – SERVIÇOS.

4. Qual a importância do cloro?

O cloro é um desinfectante utilizado no tratamento da água, que visa garantir a qualidade microbiológica da mesma, não provocando problemas para a saúde pública.

5. Qual é a legislação que regula o tratamento da água para consumo humano?

A legislação para o tratamento da água é o Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto.

6. O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou basicidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra. Se for menor do que 7,0, indica uma solução ácida. E se for maior do que 7,0, corresponde a uma solução alcalina.

7. Que factores podem influenciar as características da água?

A idade e o estado de conservação das canalizações podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor. Quando a água está fresca, é mais agradável ao paladar.